Ben-Hur - Resumo

Os judeus mesmo na mão dos Romanos não perderam a esperança que o salvador chegaria para salvar eles.
Judah Ben-Hur era um príncipe que tinha um irmão, Messala. Seu pai morreu pensando que eles podiam ser um exemplo de união nesta terra arrasada.
Judah sofreu um acidente enquanto corria com seu cavalo, em um treino com seu irmão; seu irmão decide ir para Roma, onde quer virar um corredor, já que ele é um órfão que foi acolhido pela família de Judá, mas nunca foi aceito pela mãe de Judah, além disso ela não deixa sua filha e seu “afilhado” ficarem juntos.
Judah decide se casar com uma camponesa; os zelotes brigam com os centuriões por uma sociedade mais justa e com menos desigualdade, uma terra livre da dominação de César e o fim da ocupação da terra santa, que está ocupada pelos romanos.
Seu irmão, Messala volta como centurião, mas mal ele sabe que sua amada é uma zelote, que apoia o fim desse reinado romano sobre as terras.
As confusões em Jerusalém continuam, após um ataque dos rebeldes, os Romanos mandam várias tropas até a cidade, por conta da passagem de Pilatos. Em sua passagem, ele sofre um atentado de um zelote que estava escondido na casa de Judah, esse fato gerou na morte de sua mãe e irmã, além de sua prisão em nome do Império Romano, Judá é levado até o porto de Tyro, onde é jogado em um imundo navio junto de escravos e outros prisioneiros, onde é forçado a remar junto com os outros.
Depois de cinco anos, Judah ainda é escravo, participa de um confronto marítimo entre os Romanos e Gregos; com a vitória dos Gregos, Judah consegue sobreviver e fica à deriva no mar por dias, até que ele encontra terra firme e é resgatado por um senhor (Morgan Freeman) que o faz de escravo e planeja entregar ele novamente aos Romanos, mas com uma conversa, Ben Hur faz um acordo com o senhor, que em troca da cura de um cavalo, vai conceder liberdade.
Ao chegar em Jerusalém, Judah se encontra com sua esposa e com seu irmão, que tenta lhe matar mais uma vez, mas ele foge; entretanto, Pôncio Pilatos manda matar 20 judeus nas ruas, como forma de punição aos que tentaram matar Messala. A ideia de Ben-Hur é vencer seu irmão no circo/arena, mostrando que ele é mais forte que o império, que um simples Judeu e escravo pode ganhar do melhor corredor de Roma, em troca de sua liberdade e perdão de seus crimes contra o Império Romano.
Perto do final do filme, Ben descobre que sua mãe e sua irmã estão vivas, foram mantidas presas secretamente, então ele vai atrás delas, mas descobre que elas estão loucas e prisioneiras, tendo uma vida muito pior que a morte.
No dia da corrida, Judah e Messala tem um épico combate na arena, onde Judah sai vencedor. Logo em seguida acontece a crucificação de Jesus (Rodrigo Santoro) e Judah tenta ajudar ele, e se lembra de todas as mudanças que ele passou, desde que era uma pessoa da alta nobreza, até virar um simples judeu; a chuva que veio após a morte de Jesus curou sua irmã e sua mãe, depois disso ele volta a ser amigo de seu irmão e continuam a vida junto com o senhor que o ajudou.

O filme trata bem a temática dos judeus combatendo os romano por Jerusalém, além de mostrar os dois lados da história, retrata bem a política do “Pão e Circo”, onde as pessoas só querem ver o sangue nas arenas e acabavam esquecendo a triste vida que eles passavam na mão dos Romanos, tudo isso ocasionou na morte de Jesus Cristo, que tem pequenas aparições durante o filme.
.

Postagens mais visitadas deste blog

Beta de Anthem - Análise

Homem-Aranha no Aranhaverso - Análise sem Spoiler